# Iniciando a trilha

No menu inferior, acesse "Trilhas" e depois selecione o botão "Iniciar".

No painel da trilha, é possível ver os EIXOS contidos na trilha. Cada eixo tem as habilidades que, por sua vez, têm seleções de aulas que formam a jornada de estudo planejada pelo professor.

No exemplo a seguir, a trilha tem três eixos, cada eixo com um número de fases.

É possível visualizar o progresso do aluno em cada eixo por meio da porcentagem indicada no círculo localizado no canto direito da tela.

# Fazer as aulas da fase

Após acessar a trilha, como mostrado acima, escolha o eixo que deseja realizar.

Em seguida, acesse o botão "Jogar" ou o ícone da habilidade.

Acesse o botão de "Começar" e a aula será iniciada.

# Premiações de desempenho

Quando a fase é concluída, o aluno é premiado com estrelas, de acordo com a nota adquirida. Essas estrelas têm o critério de avaliação de:razoável, bom e muito bom. Uma estrela indica que o aluno teve um desempenho razoável e foi aprovado; duas estrelas indicam a aprovação com um bom desempenho; e três estrelas indicam que o aluno foi aprovado com a nota máxima permitida pelo sistema.

# Baixar trilha

Caso você queira que a trilha seja disponibilizada offline, você pode fazer o download dela no menu "Trilhas" selecionando o botão com uma seta apontando para baixo.

# Iniciar e cancelar uma aula

A aula só será iniciada quando o aluno acessar o botão de começar. Caso o aluno feche a aula antes da mesma ser concluída, sua nota será calculada por meio do desempenho adquirido até o momento do cancelamento e constará como uma tentativa realizada.

# Desempenho e regra da quantidade mínima de aula

Existe uma quantidade mínima de aulas a serem realizadas dentro de cada habilidade. Essa regra é definida pelo professor ao criar a trilha. O aluno deverá realizar as aulas até que consiga chegar à média e execute a quantidade mínima de aulas exigida pela regra da trilha.

Uma nota é atribuída a cada aula realizada pelo aluno. Essa nota é multiplicada pelo peso da aula, configurada pelo professor ao criar as regras da trilha. Essas notas são somadas e divididas pela soma de todos os pesos, formando assim a média que o aluno precisa alcançar para conseguir a aprovação naquela habilidade.

Obs.: Caso o professor tenha incluído aulas que ao final requerem que o estudante envie algum documento para correção, esta aula não terá nota atribuída automaticamente. Neste caso, será necessário que o professor corrija manualmente o conteúdo enviado pelo aluno, aplicar nota, para que assim o estudante possa prosseguir para a próxima habilidade.

# Terminar uma fase

Quando o aluno terminar uma fase, uma janela será exibida e a próxima fase, caso exista, será desbloqueada na trilha.

Quando o aluno completar todas as fases do eixo, uma janela será exibida indicando sua aprovação naquele eixo da trilha. O botão Prosseguir conduzirá o aluno para uma nova habilidade, enquanto houver fases na trilha.

# Refazendo a fase

O aluno poderá refazer uma habilidade caso reprove ou por opção própria. Cada tentativa terá sua própria nota, ou seja, notas de tentativas anteriores não afetarão as notas da tentativa atual. A plataforma considera sempre a melhor média adquirida pelo aluno. Para refazer uma habilidade, acesse "Trilhas" no menu inferior e depois selecione o botão de "iniciar" da trilha desejada.

Em seguida, acesse o eixo da fase.

Para continuar, acesse o ícone da habilidade cujas aulas deseja refazer e em seguida selecione o botão de "Começar" da aula.

# Progresso da fase

A plataforma permite ao aluno, acompanhar o seu progresso e desempenho. Para isso, acesse "Trilhas" no menu inferior.

Em seguida, acesse o eixo da fase.

Acesse o botão de "Histórico" no painel da trilha.

Conforme o usuário finaliza as aulas, elas serão listadas no histórico. As notas das habilidades serão exibidas por meio de porcentagem no círculo esquerdo da tela.

O círculo com porcentagem, à frente do nome do eixo, indica o progresso do aluno baseado na quantidade de fases que ele realizou naquele eixo.

# Níveis de dificuldade

A plataforma permite até cinco níveis de dificuldade para a configuração da trilha: Muito fácil; fácil; médio; difícil; muito difícil.

Ao iniciar uma habilidade da trilha, por padrão, você começará no nível de dificuldade MÉDIO. A plataforma sorteia aulas selecionadas pelo professor para cada nível e aplica-as na trilha. Assim, por meio de sorteios de aulas, o sistema primeiro recupera aquelas que estão cadastradas no nível de dificuldade MÉDIA e, de acordo com o desempenho do aluno naquela aula, poderá regredir para um nível mais fácil ou avançar para um nível mais difícil.

Caso o aluno seja encaminhado para um nível fácil, a plataforma irá apresentar aulas desse nível até que o estudante tenha uma nota satisfatória para retornar ao nível médio (progredir de nível). Caso o aluno seja encaminhado para um nível difícil, o sistema irá apresentar as aulas desse nível até que o estudante tenha atingido os critérios para completar a habilidade. Se o aluno não obtiver uma nota satisfatória em alguma aula desse nível, a plataforma irá retornar à dificuldade média e assim o processo se repete.