# Aulas ao vivo - Professor

# Fundamentação

O "Aulas ao Vivo" é um recurso que permite integrar a plataforma com o Google Meet, onde as reuniões são criadas tanto na conta do usuário da plataforma, quanto na agenda do usuário Google do professor. O usuário poderá fazer o gerenciamento das reuniões de uma forma simples e prática, podendo compartilhar informações com suas turmas, além de gerir a lista de presença dos estudantes.

É necessário que o professor vincule uma conta Google à plataforma, e que ela não seja alterada e/ou removida durante a utilização do recurso. O usuário Google do professor precisa estar conectado pois, caso não esteja, não haverá a sincronização dos dados da sua agenda Google com a plataforma, nem haverá a possibilidade de aprovar a participação dos demais participantes na sala do Google Meet.

# Pré-requisitos

# Associar conta Google

É necessário vincular uma conta Google à conta do usuário professor. Caso não saiba como fazer, siga os passos abaixo:

O usuário deve acessar a tela da conta do usuário na opção “Minha conta”:

Na tela da conta, deve verificar se o item “Conta Google” está vinculado.

Se estiver, a plataforma exibirá o e-mail associado. Caso contrário, verá um botão "Iniciar sessão com o Google".

Ao escolher a opção "Iniciar sessão com o Google", o usuário verá a tela de login do Google. Nela deve preencher os dados de e-mail e senha, conforme forem solicitados. O usuário deve preencher o campo de e-mail e selecionar a opção "Seguinte".

Em seguida, deve informar a senha (do usuário) e escolher a opção "Seguinte".

Após informar a senha, o processo de vinculação terá acabado. Na tela da conta do usuário, o e-mail do usuário vinculado estará disponível.

# Login conta Google

Para acessar o recurso "Aulas ao vivo", o usuário deve procurar o ícone "Gerenciar" e, em seguida, selecionar "Aulas ao vivo".

Este recurso requer que o usuário faça uma nova autenticação na conta Google em razão da solicitação de permissões adicionais. Ele deverá selecionar a opção "Iniciar sessão com o Google".

A plataforma irá apresentar uma mensagem explicativa sobre as permissões que precisam ser aceitas, através da conta Google do usuário, para usar o recurso. É necessário aceitar a permissão do Calendário Google, pois a plataforma conecta-se ao calendário do usuário para criar e gerenciar os eventos cadastrados. Também é de extrema importância utilizar a mesma conta Google que foi previamente vinculada à plataforma, para evitar erros de sincronia de dados. Para prosseguir, escolha a opção "Entendi".

Será apresentada ao usuário a tela de consentimento do Google. Ele deve escolher a conta utilizada nos passos anteriores para prosseguir. Se a conta não estiver listada, o usuário deve escolher a opção "Utilizar outra conta", caso contrário, ele poderá selecionar a conta já utilizada.

Na tela de permissões do Google, o usuário deve marcar todas as opções solicitadas, além de não esquecer de ativar a permissão do Calendário.

Em seguida, o usuário deve selecionar a opção "Continuar".

Após conceder as permissões, o usuário estará pronto para:

# Criar aula ao vivo

Com a conta Google conectada, o usuário poderá criar reuniões. Para isso, no painel Gerenciar, ele deve selecionar a aba Aulas ao vivo e, em seguida, escolher a opção Nova aula ao vivo.

Aparecerá uma janela para o preenchimento dos dados necessários para o cadastro de uma nova aula ao vivo. Todos os campos são obrigatórios. O usuário deve preenchê-los e escolher a opção "Criar aula ao vivo".

Após criar a aula, o professor poderá conferir a reunião no calendário pessoal do Google, no app ou pelo site Google Calendar. Por padrão, ao escolher um horário de início, a plataforma sugere um horário final de uma hora após o horário inicial, pois as contas gratuitas no Google Meet não permitem que as reuniões ultrapassem uma hora de duração.

Obs.: Não é possível criar reuniões com datas e horários já passados. É necessário que a data e os horários sejam do momento da criação da reunião para frente.

# Editar uma aula ao vivo

É possível atualizar os dados de aula ao vivo, desde que esta ainda não tenha sido iniciada pelo professor. Para editar uma aula ao vivo, o professor deve seguir os próximos passos:

Escolher a aula ao vivo desejada e selecionar "Editar".

Alterar os campos desejados e escolher a opção "Atualizar aula ao vivo".

# Excluir aula ao vivo

Para excluir uma aula ao vivo, o professor deve selecionar a opção “Excluir” para o evento desejado.

Em seguida, confirmar a exclusão através da opção “Excluir”. É necessário marcar a opção “Estou ciente, confirmar exclusão da aula ao vivo” para finalizar o processo de exclusão.

# Compartilhar aula ao vivo

O professor poderá usar as aulas ao vivo com os alunos de suas turmas. Para isso, deverá escolher a opção “Compartilhamentos”.

A plataforma irá apresentar uma janela com as opções de compartilhamento. O usuário professor poderá escolher as turmas com as quais deseja compartilhar o evento. Após selecionar as turmas desejadas, ele deve selecionar a opção “Compartilhar”.

# Iniciar aula ao vivo

Uma aula ao vivo pode ser iniciada com até 10 (dez) minutos de antecedência do horário marcado. Se desejado, o usuário poderá alterar a data de início da aula ao vivo para uma data mais próxima da atual. Estando dentro do horário permitido para iniciar a aula, o botão de iniciar aula ao vivo irá aparecer. O professor deve selecionar a opção “Iniciar” para prosseguir.

A plataforma irá apresentar a tela de confirmação. O usuário deve selecionar a opção “Confirmar” para iniciar a aula ao vivo.

Ele será levado para a tela do Google Meet para iniciar a reunião. Na plataforma, ao escolher a opção “Iniciar”, será apresentada uma tela contendo o link da reunião, muito útil caso o usuário o tenha perdido.

# Lista de presença

Durante e após as reuniões ao vivo, o professor poderá registrar os participantes da aula ao vivo. Este recurso encontra-se disponível na opção “Lista de presença”, e só estará disponível depois que a aula ao vivo for iniciada.

Será exibida uma janela com as opções de todas as turmas com as quais a aula ao vivo foi compartilhada.

Ao escolher a turma desejada, o usuário verá a lista de alunos da turma escolhida. Ele poderá selecionar, dentre todos os estudantes da turma, aqueles que participaram da aula ao vivo no Google Meet. Após finalizar, o usuário deve selecionar o botão “Atualizar”.

Então verá uma mensagem de “Sucesso”, confirmando o processo. Em seguida, o professor deve selecionar a opção “Prosseguir”.

# Histórico de aulas ao vivo na turma

A plataforma mantém um histórico dos registros de todos os eventos compartilhados com as turmas por todos os professores, facilitando a consulta posterior. Para conferir, é necessário acessar a tela da turma desejada e selecionar a opção “Aulas ao vivo”.

O professor poderá conferir todo o histórico dos eventos dos quais os alunos da turma participaram. A apresentação dos registros será agrupada por mês.